terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Feliz Natal...

Caros amigos, passei por aqui só para vos desejar um Feliz Natal. Espero que tenham passado a noite passada e o dia de hoje rodeado de todos os que vos são queridos. No meu caso, apesar de não estar connosco fisicamente, sabemos que está lá em cima a olhar por nós :)

domingo, 16 de dezembro de 2012

O pequeno artesão e o Natal...ou como organizar a lista de prendas

Os que de vós têm facebook, provavelmente já viram uma série de posts acerca dos presentes deste Natal, em que o moto é: "Vamos comprar as nossas prendas a nível local, comprando à vizinha que vende por catálogo, ao amigo que faz sabonetes, à prima que faz bijuteria, etc...."

O que é certo é que apesar de realmente concordar com o objectivo (eu vendo Oriflame, lembram-se???? :)) é ainda difícil pôr em práctica a 100%. Primeiro porque há coisas giríssimas, mas que são super-caras, adorei umas malas que vi em vários locais - garbags, eggbags, malas de azulejos, mas a preços que rondam os 75 e 100€!!!! torna-se complicado...depois vi bijuteria bastante egraçada e também, bastante em conta, mas sou sincera...não sei oferecer bijuteria...gostei de uns colares de 5 €, mas realmente gostei deles para mim...acho que para as pessoas da minha lista não funcionaria muito bem, e vi uns chinelos maravilhosos aqui...mas lá está...são lindos para mim, mas não estou a ver mais ninguém na minha lista a usá-los... No entanto consegui comprar uma prenda handmade, feita por uma amiga que está perto da terra do Pai Natal :) e  podem visitá-la aqui, que ela tem coisas muito giras. E pronto, lá se foi a minha ideia de oferecer apenas handmade...pró ano logo tento outra vez (e se calhar com uns handmade feitos por mim...).

De qualquer modo, e tendo em conta o período de crise que atravessamos, achei que deveria partilhar convosco o meu modus operandi de compras natalícias...

Então é assim:

1º - Faço um tecto máximo de quanto quero/posso gastar em prendas, de acordo com o subsídio de Natal (tenho a sorte de ainda o receber por inteiro). Outros gurus da economia familiar aconselham a juntar ao orçamento, os gastos com a ceia de Natal, os enfeites, etc... Como vou passar o Natal com a sys e a mãe (o J. vai ter com o baby D.) este tipo de despesas ainda não entram no meu orçamento. Por outro lado, já comprámos a árvore de Natal e duas caixas de bolas há uns 3 anos. Quando chega a altura de montar a árvore de Natal, achamos sempre que temos luzinhas, mas o que é certo é que não estão na caix das bolas, portanto...não devemos ter luzinhas... (tenho que juntar à lista de compras...juntamente com as fitas., que também não temos...)

2º - Faço a lista das pessoas a quem quero oferecer prendas. Geralmente, eu ofereço as do meu lado, o J. oferece as do lado dele, e vai tudo no nome dos dois...e gastamos menos dinheiro (cada um)...

3º - Penso no que oferecer a cada pessoa. Por razões óbvias não vou escrever aqui o que vou oferecer...mas se quiserem logo posto...

4º - Vou à procura das prendas...Mas tenho de confessar que ir para um centro comercial atulhado de gente é um stress (ainda me lembro de na noite de 23 me ter enfiado no Colombo com uma amiga...loucas!!).

No entanto, a Joana o que faz é ir comprando ao longo do ano. Este Natal já não vou a tempo, mas nos próximos quero fazer isso...Em Janeiro faço logo a lista de prendas, e de pessoas, e vou comprando ao longo do ano (ou fazendo). E é isso, está decidido!!!!

A nossa árvore de Natal, sem luzinhas nem fitinhas...mas já com prendinhas!


terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Hábito do Mês - Dezembro...

Minha gente, a Flylady diz que o hábito do mês é: "Mimarmo-nos"!!!!!! Pampering yourself, em inglês.

E o que significa isto?


Pode ser uma massagem, tomar um banho de imersão com sais relaxantes, ou uma sessão de SPA caseiro (ou mesmo num salão). Ou então vestir aquela peça de roupa que nos fica tão bem e usar o colar novo, só porque sim.

Fazer a depilação, e exfoliar a pele, vestir a roupa mais bonita, colocar um bocado de maquilhagem (hipoalergénica, claro!) e pronto!!! Mimada, e além disso, linda e maravilhosa.

Enfim...qualquer coisa que faça com que nos sintamos bem, e qualquer coisa que nos permita ter um tempo só para nós.

É importante tratarmos de nós, e não pensarmos que é egoísmo da nossa parte preocuparmo-nos connosco. E já diz a senhora do anúncio "Se eu não gostar de mim, quem gostará?"...

Mas o objectivo é basicamente fazermos algo que realmente nos faz sentir bem, porque se nos sentirmos bem criaremos um melhor ambiente à nossa volta. Estou a pensar no caso de mães de família com casas para arrumar, filhos para tratar, maridos para cuidar...e que por não tratarem de si, não se mimarem acabam por andar aos berros com os filhos e com o marido...

E vocês, como se mimam?

domingo, 2 de dezembro de 2012

Duração das semanas...

Hoje tenho uma história da minha infância :)

Quando eu era miúda achava que existiam dois tipos de semanas...as semanas curtas e as semanas compridas. As semanas curtas duravam uns dois ou três dias, e as semanas compridas duravam muitos dias (uns cinco ou seis...). Claro que hoje em dia dava jeito que só existissem semanas curtas: 3 dias de trabalho, seguidas de 2 dias de descanso :)

Porque é que eu achava isso? Não sei, mas penso que na altura em que comecei a ter mais consciência dos dias da semana deverá ter sido na escola primária (tenho uma lembrança muito vívida de estar no recreio a informar os meus colegas das semanas curtas e das compridas, e de me lembrar das músicas dos meninos rabinos), e provavelmente numa altura em que tenha havido uma série de feriados seguidos, Dezembro? Abril e Maio? Não sei dizer, mas tenho ideia de estar sol...o que não significa nada, claro!!! Portanto existindo um feriado numa 3ª feira, ia para a escola na 2ª feira - semana curta -, estava em casa na 3ª - fim de semana - e os restantes dias eram muitos, portanto era uma semana comprida.

E vocês, como achavam que era o tempo na vossa infância????

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Wook

WOOK - www.wook.pt

Book Depository

Free Delivery on all Books at the Book Depository