quinta-feira, 30 de agosto de 2012

O Monte da Roupa Suja...

Não sei se já vos contei que há alguns anos, através da minha irmã conheci a Flylady, e desde então tenho tentado seguir os seus ensinamentos (destralhar, baby steps, zonas, weekly home blessing hour, rotinas, etc). Nem sempre consigo, mas como ela diz, se saímos do caminho, podemos sempre voltar...

Outra coisa que ela advoga é a criação de hábitos, um hábito leva cerca de 28 dias a criar, e por isso todos os meses há um hábito novo. Este mês de Agosto era o hábito de lavar a roupa. Esta é uma tarefa dividida em cinco partes:
Separar, Lavar, Secar, Dobrar, Arrumar.
Ela não passa a ferro, e eu só de vez em quando.

Como também já vos disse aqui, comecei a acordar mais cedo (esta semana não tem corrido tão bem, mas enfim) e então tenho feito o seguinte:
Como a minha máquina dá para programar ponho a roupa para lavar na máquina, já com o detergente, e o amaciador e o anti-calcário (um dia, quando acabar o stock que fui fazendo para aproveitar descontos, vou começar a usar alternativas mais naturais, mas mais sobre isso noutros posts). Programo de maneira a que acabe antes das 7h (se o programa durar 1h30 - a máquina também diz quanto tempo demora-, então tem que começar às 5 e meia, se forem 11h30 da noite programo para começar dali a 6 horas).
Quando acordo de manhã (mesmo que me deixe dormir, como esta semana, já não acordo depois das 8, como acontecia antes) depois de me arranjar (tomar banho e vestir) estendo a roupa.

Quando chego ao fim do dia apanho-a, se já estiver seca, dobro-a logo, o que não é para passar a ferro arrumo logo, o que é para passar a ferro deixo no puff (ainda tenho de melhorar esta parte). Se não estiver seca, apanho-a no dia seguinte de manhã, e faço o processo todo (quer dizer, vou só até à parte do dobrar, porque às 7 e meia/8 da manhã não convém acordar o resto do gang a entrar no quarto, mas arrumo depois à tarde...ou não).

Devo dizer que este método tem resultado bastante bem, e tenho conseguido ter o cesto da roupa suja, relativamente vazio, e a roupa relativamente arrumada.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Quiche de cenas...

Uma das coisas que costumo fazer muitas vezes em casa é quiche ... do que tiver à mão. Ainda antes de ter bimby arriscava-me a fazer a massa (quer dizer arrisquei-me uma vez, a massa ficou boa, mas não chegava para cobrir a forma...é que não tinha balança e foi tudo um bocado a olhómetro, para variar). Desde que comprei a bimby é raríssimo comprar a massa fresca, faço quase sempre.

Ontem, como já disse aqui, a famelga lateral (na árvore genealógica a minha irmã está ao meu lado, portanto...) veio cá jantar e lembrei-me (quer dizer, o J. é que se lembrou) de fazer quiche. Comecei a ver o que tinha em casa, para aproveitar e saiu uma quiche de frango, bacon e espinafres, que estava óptima.

Como uma das minhas formas de tarte está em casa da M. por causa do almocinho de que falei aqui, lembrei-me de usar a forma de queques (daquelas que têm 12 buracos) para fazer mini-quiches.

Assim fiz a massa (200g de farinha, 90g de margarina, 40g de água, uma pitada de sal, e uma colher de sobremesa de açúcar, velocidade 6, 15 segundos - quem tem bimby pode ver a receita de quiche rápida no livro base), estendi e pus nas formas.

Depois fiz um refogado com cebola e azeite. Juntei umas tiras de bacon, frango desfiado que tinha congelado, e folhas de espinafre, e deixei cozinhar um bocado.

Entretanto bati 6 ovos com um pacote de natas e um pouquinho de leite, e juntei meia embalagem de queijo mozzarela ralado.

Juntei a mistura de frango aos ovos batidos, e depois deitei por cima da massa, e levei ao forno a 180ºC (mais ou menos) durante cerca de meia hora.

A base da quiche é a massa (que segura o resto que lá colocarmos...pronto, começou a parvoíce...) e os ovos com o leite ou com as natas, depois podem juntar o que quiserem. Eu gosto de fazer um refogado porque fica tudo mais saboroso, e gosto sempre de juntar queijo ralado, porque acho que fica ainda mais guloso. Mas podem pôr o que quiserem... Exemplos: frango, atum, camarão, delícias do mar, alho francês, espinafres, milho, ervilhas, cogumelos, cenoura ralada, e tudo, e tudo e tudo, mas na minha opionião, quanto mais simples melhor (2 ou 3 ingredientes diferentes acho que resulta muito bem).

Esqueci-me de tirar fotos...mas quando voltar a fazer logo ponho aqui.

Gelado de figo e mel...

Hoje trago uma receita que descobri aqui o ano passado quando andava a tentar descobrir o que fazer com a quantidade de figos que me chegava de Tomar. Entretanto acabei por não experimentar e ficou no meu dossier de "Receitas a experimentar" (sim, eu tenho um desses).
Este fim de semana trouxe mais figos a juntar aos que já tinha da semana anterior, e ontem acabei por fazer a receita para a sobremesa do jantarinho com a sys, o cunhadinho e as sobrinhas maravilha.

Para variar, adivinhem lá....Correcto!!!!, não segui a receita à risca.

Receita original

250g de figos secos
100 mL de mel
140 mL de natas
60 mL de leite

Triturar os figos lavados e cortados em pedaços, com o mel.
Juntar as natas e o leite e continuar a bater até obter um creme.
Levar ao congelador durante 1 hora.
Retirar, mexer com a varinha mágica e voltar a congelar.

Receita minha, adaptada à Bimby

560g de figos frescos (só agora a escrever a receita original é que vi que eram secos...nunca tinha reparado)
Um bom bocado de mel (esta parte foi mesmo a olho, não tenho noção do volume, e esqueci-me de anotar o peso, desculpem...)
Misturar os dois Vel 5/15 seg
depois juntei um pacote de natas (200mL) e 130g de leite. Bati na velocidade 4, durante 15 segundos, e depois bati mais 20 segundos na velocidade 3.
Depois pus em dois tupperwares e levei ao congelador.
Ao fim de uma hora esqueci-me de mexer, e só quando servi é que misturei um bocado com a colher, do primeiro tupperware. O segundo ainda não lhe mexi...

domingo, 26 de agosto de 2012

Visita falhada...

Já disse aqui que o J. ainda não entrou no Convento, nem viu a Janela do Capítulo ao vivo. Este fim de semana fomos a Tomar e já tínhamos planeado, finalmente, ir ao Convento, no domingo de manhã.
Pusemos os despertadores, e não os ouvimos...acordámos às 10 e meia, mas mesmo assim, arranjámo-nos e lá fomos.
A estrada até lá acima está arranjada, mas ao colocarem passeio para os peões retiraram largura à estrada. Mas o pior foi quando lá chegámos acima...lugar para estacionar que é bom, népia!!!!! Descemos até ao parque novo que fizeram na do outro lado da estrada da ermida de Nossa Sra da Conceição, mas este, apesar de estar todo bonitinho, está muito mal aproveitado, devendo os senhores que o fizeram ter pensado melhor na coisa. Voltámos a subir e ainda tentámos ao lado do seminário, mas nem aí!!! Ao longo de toda a fachada estavam carros estacionados, e o único lugar disponível era já na curva...é óbvio que não vamos estacionar aí! Ainda demos mais uma volta no parque do cimo, no parque debaixo e desistimos.... Fomos para a Mata dos Sete Montes. Aí apanhei outra desilusão...O jardim da entrada não está arranjadinho como eu me lembro dele...parece que o jardineiro foi de férias e ninguém o substituiu. O parque infantil parece muito pobrezinho ali no meio daquele patamar, e ainda andámos um bocado na alameda dos freixos (no meu tempo não havia nada daquilo...), mas ao chegar ao fim, parece que foi desflorestado...nem nos apeteceu andar mais e voltámos para trás...
Acabei por ficar um bocado chateada...
Agora aqui fica um recadinho aos responsáveis:
1 - Aproveitem o TUT para fazer carreiras de ligação frequentes entre a entrada da Mata e o Convento, pelo menos nos dias em que a afluência é maior (presumo que o domingo de manhã seja um deles, mas acredito que o sábado também seja), de modo a que não tenham carros estacionados nos sítios mais incríveis, ou que o convento perca afluência por não haver lugar para estacionar.
2 - Arranjem a Mata, se fazem favor. Aposto que na Festa dos Tabuleiros o jardim estava todo compostinho, mas a Mata não serve só na Festa, certo?!?!

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Ketchup...

Apesar de gostar bastante de maionese, também sou fã de ketchup, e juntando os dois fica um molho muito bom (que saudades dos supremos de frango do Papa 24 com molho americano!!!).
Ketchup é uma das coisas que costumo ter sempre em casa, mas acabou-se e como não estava na lista quando fui às compras, não comprei.
Como tenho alguma abundância de tomates vindos da Gançaria (terra do meu pai) achei que podia tentar fazer ketchup na Bimby.
Para variar não segui a receita à risca (quando conseguir seguir uma receita à risca eu aviso), e devo confessar que no final achei que tinha corrido mal, até provar. A foto do livro indica que fica como os de compra, mas o meu ficou tipo pasta, de tal maneira que tinha "esterilizado" uns frascos vazios de polpa de tomate que tenho guardados já a pensar nestas aventuras, e nem cheguei a experimentar colocá-lo lá dentro. Deitei para um tupperware e irá ser conservado no frigorífico. Também o J. ficou de pé atrás com o aspecto, mas já usou no jantar de hoje e está aprovado.

Para quem quer saber como fazer aqui fica a receita original e as minhas alterações (a verde)

Ketchup
(fonte: Livro Base Bimby)

1000g de tomate maduro com pele                                 500g de tomate
180g de pimento vermelho                                              90g de pimento verde
130g de cebola roxa                                                       60g de cebola normal
2 dentes de alho
100g de vinagre de vinho tinto                                         25g de vinagre de fruta, 50g de vinagre balsâmico
1 folha de louro
1 pitada de noz moscada                                                 um bom bocado
Pimenta moída q.b.
1/2 c. de chá de piri-piri q.b. - é o que diz o livro!!!!        2 malaguetas pequenas
1 c. de chá de pimentão doce                                          a olho
1 c. chá de sal                                                                 a olho
100g de mel                                                                    70g de mel (eu sei, sou gulosa)

Colocar o tomate em quartos, o pimento em pedaços, a cebola, os alhos, 50g de vinagre e picar 5 seg/vel 7.
Coloquei tudo, mas no caso do vinagre foi o vinagre de fruta (25g)
Juntar a folha de louro e programar 40 min/Varoma/Vel 2. Em vez do copo de medida colocar o cesto sobre a tampa para evitar salpicos.
Programei 30 minutos, em vez dos 40.
Retirar a folha de louro, adicionar o vinagre restante, os temperos, o mel e programar mais 15 min/ Varoma/Vel 2 para engrossar. Colocar o copo de medida na tampa.
Adicionei as quantidades já referidas, e programei 10 minutos em vez de 15. Só reparei na parte do copo de medida já no final dos 10 minutos.
Quando terminar programar 1 min e aumentar progressivamente até à velocidade 7.
Comecei a triturar, mas como a quantidade era pouquinha parei a meio, e com a espátula baixei o que estava nos lados, e depois acabei por fazer a maior parte do tempo na velocidade 5.
Deitar o preparado em frascos previamente bem lavados e esterilizados e fechar hermeticamente. Também se pode conservar no frigorífico até 3 meses.
Como já disse não consegui deitar nos frascos, portanto vai para o frigorífico!.

Ficou bom e está aprovado. Depois ponho a foto :)

Tal como prometido aqui fica a foto, desfocada :( (um dia vou aprender a tirar fotos à comida)                                                        

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Deep Autumn...

Já vos disse que gosto do blog da Rita muito ocupada? No blog dela "ouvi" falar da Seasonal Color Analysis (Análise de cor sazonal???). O que é isto?, perguntarão vocês, e eu respondo: Sabem quando vêm uma t-shirt espectacular na vossa amiga, pedem emprestada e em vocês fica horrível? Ou quando uma pessoa aparece linda e maravilhosa com uma t-shirt com uma cor diferente. Pois é isso...
Explico melhor: Dependendo da cor dos olhos, da pele e do cabelo (cores naturais, sem ser pintado, sem lentes de contacto, e sem sessões de solário, claro) pertenceremos a uma de 4 estações (Verão, Primavera, Inverno, e Outono), cada uma com uma série de cores que favorecem a aparência. Depois de alguma pesquisa descobri que as estações ainda se dividem em "Light" e "Deep" e "Warm"...
Fiz o teste aqui e penso que sou "Deep Autumn" (Outono a caminho do Inverno, parece-me uma boa definição, já que noutros testes mais simplistas fiquei na dúvida se era Outono ou Inverno), e segundo o mesmo resultado as cores que me ficam bem são as seguintes: castanho escuro (gosto), preto (gosto), vermelho tomate (I like), verde esmeralda, ferrugem (eu gosto da cor, mas será que se chama assim?). Deverei evitar azuis cheios de pó (dusty blues) e lavanda (lilás???) assim como outras cores pálidas.
Não estou a achar piada a não ter aqui nenhum azul petróleo nas cores que me ficam bem!!!!! Vou pesquisar melhor.
Ainda segundo o site sou tão linda como a Julia Roberts e a Natalie Portman. :)

Depois de saber que sou Outono Profundo (parece poético) neste outro site vi a paleta de cores para o Outono, et voila, lá está uma das minhas cores favoritas :)

O J. acha que eu compro sempre as mesmas cores (azul petróleo e afins), mas realmente é uma cor que adoro, e com a qual me sinto bem. Também gosto de vermelho. Agora com estas paletas acho que vou começar a inovar o meu guarda-roupa. Embora mantenha a preferência...

E vocês que estação são?

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Longe da vista, mas perto do coração...

Quando fui para a Universidade a minha colega de quarto tinha um colega de curso que era o P. da mota. Quatro anos depois comecei a trabalhar na Sandomania (não sei se ainda existe... :( ), e o P da mota ia lá todos os dias almoçar com a namorada R.. Um dia não havia mesa para eu almoçar, e perguntei à R. se me podia sentar com ela, e lá estivemos na conversa. A partir daí começamo-nos a dar bem. Até hoje...já lá vão mais de 12 anos...
Aturaram as minhas secas sobre Helicobacter pilory (tema do meu estágio), ajudaram-me a arranjar emprego (duas vezes!!!) e estiveram sempre lá para mim.
Quando casaram chorei baba e ranho, foi tão lindo (não a baba nem o ranho, claro...mas o casamento). E têm dois filhotes lindos.
R. e P., adoro-vos do fundo do coração e só tenho pena da distância que não nos permite estar tantas vezes juntos, mas sabem que estão sempre no meu pensamento!!!
Adoro-vos!!!

Aventuras no Centro de Saúde...

Hoje fui ao centro de saúde...com uma dor abaixo da orelha, mas sem ser no maxilar, e com uma dor no pulso. Segundo a médica não tenho nada no maxilar, nem me dói nada...pode ser o dente do siso (que já nasceu) ou o brinco (que bate 3 cm acima da zona onde me dói). Claro que se a dor fica maior quando como, porque salivo, parece-me óbvio que é do siso, ou do brinco...Mas vim para casa com receita para brufen.
Enquanto a consulta durava só me dava vontade de rir, porque ainda não temos médico de família e com a nossa sorte vai ser esta.
Relembro, e para quem não sabe, informo, que esta é a mesma médica que por não haver hidrocortisona injectável no centro de saúde me mandou para casa com alergia dizendo: "Vai à farmácia, compra um creme hidratante para aliviar a comichão,e se não passar hoje, passa amanhã!" Não receitou nem corticosteróides tópicos, nem anti-histamínicos, nem nada...A "sorte" é que já estou um bocado calejada e já sei como é que a coisa funciona.
Em bem tento, mas não consigo ter uma boa ideia dos centros de saúde.
Em Faro, também com uma alergia (e o olho todo inchado), na recepção perguntaram-me porque é que lá ia (dedo mindinho do pé, apeteceu-me dizer), e quando fui atendida, cheia de borbulhagem de alergia na cara a médica achou por bem perguntar: "Então e essas borbulhas? É acne?" No Hospital o primeiro médico que me atende: "Ah, não se preocupe que isso é herpes!"
...
Fora ainda a vez que na recepção do SAP de Faro decorreu esta troca de palavras:
Eu: Bom dia, gostava de ser atendida por um médico, que não me estou a sentir bem.
Sra da recepção: Muito bem, cartão de utente.
Dei o meu cartão de utente...
Sra da recepção: Ah, mas este cartão é de Santarém!!!
Eu: Sim, estou cá a estudar!
Sra da recepção: Então, assim tem que ir à consulta jovem!!!!!
(Consulta jovem - consultas providenciadas pelo centro de saúde para estudantes deslocados de fora da Região, na altura eram às terças e quintas à tarde, e quando se marcava uma consulta era para dali a 2 meses, com sorte!!!)
Eu: Pois, mas hoje não há!!!! (Será que é difícil perceber que eu estou doente hoje, e não daqui a 2 meses?)
Sra da recepção: Então espere um bocado...vou ver...
(Vai ver o quê, meu????? Eu tenho direito a ser atendida porque estou doente, este é o Serviço de Atendimento Permanente, para as pessoas que estão doentes....)
...
Sra da recepção: Pode esperar que já vai ser atendida
(Claro, parece-me óbvio!!!!)
Quando me chamaram, fui atendida por um médico espanhol...não percebi metade do que disse, mas ouvi qualquer coisa que me pareceu: "...as mulheres e o álcool..." Cá fora confirmei com o João que ouviu a mesma coisa.
Portanto...espero ter que ir o menos possível de vezes ao Centro de Saúde.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Tarte de limão da S...

Ora cá estamos para mais uma receita maravilha :)

Desta feita é a tarte de limão da cunhadinha mais recente (passo a explicar a A, irmã do J é a cunhada mais antiga porque é cunhada desde o início, a S. namorada/mulher/mãe do filho do B é cunhada desde que eles estão juntos).

Enquanto folheava o meu caderno de receitas lembrei-me de experimentar fazer esta para a sobremesa do almocinho com os amigos (que foi um dia muito bem passado).

Então diz que é assim (entre parêntesis está a preparação na Bimby-feita a olhómetro, claro):

1 pacote e meio de bolacha maria
200g de margarina
2 ovos
1 lata de leite condensado (a receita diz light, como não tinha, e sou gulosa usei normal)
sumo e raspa de 1 limão
2 c. de sopa de açúcar

- Picar a bolacha até ficar em pó (vel. 6 e ir vendo)
- Derreter a margarina e juntar à bolacha (derreti no microondas e depois juntei à bolacha, vel. 6, e já não sei quantos minutos, mas fui vendo)
- Forrar a tarteira e levar ao congelador cerca de meia hora (eu levei ao frigorífico, uma vez que não há espaço no congelador e resultou na mesma)
- Entretanto juntar o leite condensado, o sumo e a raspa do limão e as duas gemas e bater (vel. 3, uns quantos segundos)
- Deitar por cima da massa e levar ao forno médio cerca de 10 minutos
- Bater as claras em castelo, com o açúcar (borboleta, vel. 3 1/2, 2 min - 1 min/clara)
- Colocar por cima da tarte e vai ao forno mais 5 minutos.

E foi um sucesso :)

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Acordar cedo...

Acho que já vos falei que estou um bocado viciada no blog da Rita muito ocupada, e tenho descoberto outros blogs muito interessantes acerca de organização e minimalismo (o da Thais, o do Leo, enfim ainda são alguns que terei de explorar com mais atenção...).
Inspirada no blog dela há algum tempo comecei a pensar que se calhar seria bom começar a acordar mais cedo. Antes de ir de férias eu bem tentava acordar às 7 e meia, e acabava por me levantar por volta das 8 e meia, e despachar-me a correr para ir para o trabalho.
Agora que vim de férias achei que devia começar a levantar-me mais cedo. Assim, na terça feira consegui levantar-me às 7 e 10 (segunda-feira não conta...), na quarta (ontem) abri os olhos e levantei-me imediatamente às 7:01 :) e hoje levantei-me às 7 e 20.
Tenho conseguido pôr creme após o banho (não conseguia fazer porque não tinha tempo), tenho estendido ou dobrado a roupa, preparo o meu almoço e lanches com mais calma e ainda tomo o pequeno almoço a ler o "Getting things done" do David Allen.

Portanto podem depreender que estou maravilhada :)

O próximo passo é conseguir ir a pé para o trabalho. Na terça feira fui e soube-me bastante bem, ontem e hoje não fui por razões operacionais, mas o meu objectivo é ir pelo menos 3 vezes por semana. Depois conto como é a experiência.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Mezinhas caseiras...

Sabem quando telefonam à mãe para saber a solução caseira para qualquer problema que tenham em casa? Pois bem, tenho mosquitagem em casa, e perguntei à minha mãe o que podia fazer, uma vez que o Dum-dum não funciona muito bem.
Resposta da minha mãe...Põe mais dum-dum...

sábado, 4 de agosto de 2012

Eddie Vedder no Sudoeste...

Não sei se sabem, mas sou um bocado fanática por Pearl Jam, e claro, pelo Eddie Vedder. Adoro a voz dele e acho que é uma excelente pessoa.

Este ano o senhor veio sozinho ao Sudoeste e claro, comprei logo bilhetes, e por razões que não interessam tive de arrastar o J. até à Zambujeira. Devo dizer que ele se portou muito bem, com grande estoicismo :).

Em relação ao concerto ADOREI :) Eddie volta quando quiseres que o pessoal curte-te :)

Aqui fica uma das músicas mais bonitas do "Into the wild" que fez parte da set-list :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Wook

WOOK - www.wook.pt

Book Depository

Free Delivery on all Books at the Book Depository