domingo, 16 de dezembro de 2012

O pequeno artesão e o Natal...ou como organizar a lista de prendas

Os que de vós têm facebook, provavelmente já viram uma série de posts acerca dos presentes deste Natal, em que o moto é: "Vamos comprar as nossas prendas a nível local, comprando à vizinha que vende por catálogo, ao amigo que faz sabonetes, à prima que faz bijuteria, etc...."

O que é certo é que apesar de realmente concordar com o objectivo (eu vendo Oriflame, lembram-se???? :)) é ainda difícil pôr em práctica a 100%. Primeiro porque há coisas giríssimas, mas que são super-caras, adorei umas malas que vi em vários locais - garbags, eggbags, malas de azulejos, mas a preços que rondam os 75 e 100€!!!! torna-se complicado...depois vi bijuteria bastante egraçada e também, bastante em conta, mas sou sincera...não sei oferecer bijuteria...gostei de uns colares de 5 €, mas realmente gostei deles para mim...acho que para as pessoas da minha lista não funcionaria muito bem, e vi uns chinelos maravilhosos aqui...mas lá está...são lindos para mim, mas não estou a ver mais ninguém na minha lista a usá-los... No entanto consegui comprar uma prenda handmade, feita por uma amiga que está perto da terra do Pai Natal :) e  podem visitá-la aqui, que ela tem coisas muito giras. E pronto, lá se foi a minha ideia de oferecer apenas handmade...pró ano logo tento outra vez (e se calhar com uns handmade feitos por mim...).

De qualquer modo, e tendo em conta o período de crise que atravessamos, achei que deveria partilhar convosco o meu modus operandi de compras natalícias...

Então é assim:

1º - Faço um tecto máximo de quanto quero/posso gastar em prendas, de acordo com o subsídio de Natal (tenho a sorte de ainda o receber por inteiro). Outros gurus da economia familiar aconselham a juntar ao orçamento, os gastos com a ceia de Natal, os enfeites, etc... Como vou passar o Natal com a sys e a mãe (o J. vai ter com o baby D.) este tipo de despesas ainda não entram no meu orçamento. Por outro lado, já comprámos a árvore de Natal e duas caixas de bolas há uns 3 anos. Quando chega a altura de montar a árvore de Natal, achamos sempre que temos luzinhas, mas o que é certo é que não estão na caix das bolas, portanto...não devemos ter luzinhas... (tenho que juntar à lista de compras...juntamente com as fitas., que também não temos...)

2º - Faço a lista das pessoas a quem quero oferecer prendas. Geralmente, eu ofereço as do meu lado, o J. oferece as do lado dele, e vai tudo no nome dos dois...e gastamos menos dinheiro (cada um)...

3º - Penso no que oferecer a cada pessoa. Por razões óbvias não vou escrever aqui o que vou oferecer...mas se quiserem logo posto...

4º - Vou à procura das prendas...Mas tenho de confessar que ir para um centro comercial atulhado de gente é um stress (ainda me lembro de na noite de 23 me ter enfiado no Colombo com uma amiga...loucas!!).

No entanto, a Joana o que faz é ir comprando ao longo do ano. Este Natal já não vou a tempo, mas nos próximos quero fazer isso...Em Janeiro faço logo a lista de prendas, e de pessoas, e vou comprando ao longo do ano (ou fazendo). E é isso, está decidido!!!!

A nossa árvore de Natal, sem luzinhas nem fitinhas...mas já com prendinhas!


1 comentário:

  1. Obrigada pmaionese!
    Este ano estou mesmo no DIY!! Mas não é só crochet....existem tantas ideias, ....que se conseguirmos arranjar um bocadinho de tempo conseguimos colocar em pratica!
    bjinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Wook

WOOK - www.wook.pt

Book Depository

Free Delivery on all Books at the Book Depository