quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Hábito do mês - Outubro...


Mais um post longo

Como já vos disse aqui e noutros posts, há vários anos que sigo os ensinamentos da Flylady. Um dos items que quero abordar hoje (e uma vez por mês nos próximos meses...) é o Hábito do mês.

Está (quase cientificamente) provado que um hábito para ser criado demora 28 dias. Assim, se se trabalhar num hábito durante um mês, ele irá ficar entranhado no sistema...
É preciso é não falhar nenhum dos 28 dias...quando se começa a dizer "Hoje não me apetece" um dia, no dia seguinte também não apetece, e pronto cai-se da carruagem. O bom do sistema flylady é que se pode recomeçar sempre. É o que eu tenho feito.

Este mês o hábito é o "Paper Clutter", e no meu caso acontece que quero ver se destralho/digitalizo a maior parte do papel este mês.

De acordo com a Flylady o "Paper Clutter" é o seguinte:

Pilhas de jornais - Nós não compramos jornais, o J. é que traz o Metro de vez em quando. Geralmente eu faço as palavras cruzadas e o sudoku e aproveito para lavar vidros e forrar as gavetas do carrinho da cozinha. Agora com o pano maravilha da tupperware para os vidros apenas vou precisar para forrar as gavetas. De qualquer maneira nem temos assim muito jornal.

Pilhas de revistas por ler - Já tive as PC Guia, mas joguei-as fora. Tirei só os artigos que continuam actuais (cenas informáticas ficam obsoletas muito rapidamente, mas há coisas que não mudam...) Ainda tenho uma série de Superinteressantes em Tomar que espero um dia destes dar uma volta…
Aqui em casa tenho as revistas da Bimby (e agora em princípio vou começar a ter menos…combinei com as amigas cada mês compra uma e digitaliza-se para as outras - e quando comprar o meu computador portátil já consigo estar na cozinha sem ter que imprimir as receitas), e pouco mais…Outras revistas existentes (minhas) são as Blitz onde aparecem os Pearl Jam ou o Eddie Vedder :) e uma ou outra com artigos interessantes. A essas irei dar uma volta um dia destes.

 Junk mail - No nosso caso…publicidade. Geralmente deito-a fora logo que chego a casa, a não ser que sejam os anúncios de carpinteiros, electricistas, arranjos de electrodomésticos, entregas de comida ao domicílio (estes não costumamos precisar, mas pronto…um dia deito-os fora - este mês é o dia!! - pronto já começou a parvoeira, lol) etc…Esses guardo numa mica. Mas realmente este mês deveria destralhar essa mica. Ver realmente os que fazem falta e se calhar digitalizá-los para o Onenote e deitar a papelada fora. De qualquer maneira já recebi as páginas Amarelas (e as brancas também), portanto se estiver sem electricidade, sempre posso procurar lá.

Papéis da Universidade - Guilty of all charges!!!!! Sim, eu guardei todos os cadernos do secundário e os da Universidade também. Eu sei que muitas das coisas já não vou usar, já estão obsoletas, mas é que eu gostei tanto de as aprender….Se calhar vou-me dar ao trabalho de digitalizar o que achar que vale mais a pena…ou então não. Logo vejo (não preciso de ser perfeita!!!!!).  Mas acho que a sebenta e os apontamentos de Química Orgânica II podem ir fora. Em minha defesa está tudo muito bem arrumado na garagem da casa dos meus pais. Serve?

Receitas - Guilty again!!!! Em minha defesa tenho a dizer que tenho dois dossiers com receitas impressas: um de receitas testadas e aprovadas, e outro de receitas a experimentar. Geralmente só imprimo receitas quando estou a fazer o menu, para as ter logo na cozinha, para depois não andar à procura delas. No mesmo dossier das receitas a experimentar estão as receitas que vou copiando das Teleculinárias da minha mãe, quando vou a Tomar. Depois tenho os livros de receitas, mas mais uma vez, em minha defesa posso dizer que já fiz pelo menos uma receita de cada um, e tenhi intenção de experimentar mais….portanto…I rest my case!

Livros - Mais uma vez, levanto o braço, mas como já falei aqui os livros que possuo são livros que irei voltar a ler mais uma vez, por isso não são tralha!!!!

Pilhas de correio não aberto - Hmmm, esse não existe nesta casa. Desde miúda que adoro ver o correio, e era sempre eu que via o correio religiosamente todos os dias. E ainda hoje sou assim, e cá em casa mais ninguém costuma ver o correio. Quando abro a caixa, tudo o que é publicidade de Médias Videntes ( e desvio padrão que não vê nada - continua a parvoíce, deve ser do adiantado da hora) vai fora. As outras cartas vou abrindo enquanto estou no elevador. O que é para arquivar arquivo, o que é lixo jogo fora.

Papelada de IRS - Esse ainda existe. Um dos meus objectivos este mês é mesmo limpar toda essa papelada. Tudo o que tem mais de 5 anos vai fora, o resto quero organizar melhor. Quando o fizer logo venho contar como correu.

Documentos médicos - Esses estão num dossier à parte, com um separador para mim, e outro para o J. Basicamente tem bulas dos medicamentos que costumamos usar mais vezes, análises clínicas e exames médicos. Também quero criar uma secção (folha) com os nomes dos nossos médicos (médico de família - que ainda não temos -, ginecologista, dermatologista, etc) e juntar os boletins de vacinas que neste momento estou noutro arquivador (mais uma tarefa para este mês).

Recibos de pagamentos de contas - Hoje em dia está tudo em débito directo, com as facturas electrónicas (como eu adoro a internet). Tenho é que jogar fora todas as facturas das casas anteriores, e todos os recibos do ano passado, que não foram usado no IRS. Esta é uma tarefa que já está incluída no mês.

Lista telefónica antiga - Pode dar jeito se quiser torturar alguém sem deixar marca, mas como eu sou uma miúda bastante zen, acho que não vai ser necessário. Tenho mesmo de reciclar a lista do ano passado. A deste ano fica.

Catálogos - Tenho o da Oriflame porque sou acessora, mas só tenho o catálogo em vigor. Sim, eu gosto de catálogos, e um dia destes irei ter o do Ikea, mas depois de dar uma vista de olhos, e fazer a minha lista de compras online, logo o jogo fora.

Extractos bancários - Sim, confesso…tenho bastantes, mas já estão na mira. Não me parece que precise de extractos bancários de quando comecei a trabalhar na Sandomania. Hoje em dia só o J. os recebe, não percebo porquê, mas se calhar vou digitalizá-los e jogar o papel fora (se ele concordar, claro).

Ficheiros (File Cabinets) cheios de sabe-se lá o quê - hmmmm…não sei…só se forem as minhas pilhas de papelada que ando há uns 3, não, 4, não, bués de meses a tentar organizar. Para já decidi fazer como a Rita e digitalizar…depois irei fazer o declutter ao computador…mais sobre isso noutro dia

Fotos de família (ou de amigos, ou de outras cenas quaisquer) - Já está nos meus projectos desde que comprei o meu computador e o multifunções (portanto desde 2006…) digitalizar as fotos todas, mas agora com a ajuda da Rita, acho que irei mais longe…quer dizer…ainda tenho a caixa cheia de álbunzinhos (estes são mesmo pequenos) e ainda não peguei nela, mas como diz a flylady….digam comigo: baby steps!!!! Hei-de lá chegar.

Papéis importantes - Certidões de nascimento/ Certidões de casamento/Passaportes/Escritura da casa…Segundo a flylady devem estar protegidos num cofre…hmmmm….terei que tratar disso…Quer dizer dito assim, parece que tenho isto tudo…não! Só temos os dois últimos (ainda!). Estou-me a lembrar que se calhar os certificados de aforro devem estar no mesmo lote, certo? Tenho que tratar disto (já está na minha agenda GTD…um dia eu mostro)

Carteiras cheias de tralha - Epá a senhora conhece-me bem!!!!! À sexta feira na revisão semanal tento limpar a carteira, e a mala, e livrar-me da papelada.

Mapas - Nope! Cá em casa só existe um no carro (perceberam…casa…carro…a parvoíce continua). Bem afinal existe outro de Paris. De resto existe o Google Maps e o GPS.

Panfletos de Viagens - Não! Existe o Google, os favoritos do Firefox (num separador chamado Férias de sonho) e uma lista no Google Tasks com locais a visitar.

Livros de Organização - Tenho o "SinkReflections", o "The Complete Household Handbook" e o "Getting Things Done" e já os li e são úteis. Os outros estão na minha wishlist, e há alguns que quero mesmo arranjar. Depois de os ler logo decido se os quero manter ou não.

Impressões de sites - Tenho algumas, mas não muitas. Geralmente imprimo receitas. As que existirem irão ser destralhadas este mês.

Cartões 3x5 - Americanices. Por cá não vi, e não tenho.

Material de escritório - Tenho as minhas canetas e lápis muito bem organizados como já mostrei aqui. De resto tenho uma resma de papel branco e as folhas de rascunho. O resto compro quando preciso.

E pronto este mês irei lidar com o que sobra :) E vocês o que fazem?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Wook

WOOK - www.wook.pt

Book Depository

Free Delivery on all Books at the Book Depository