sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Jantar de sexta à noite ou como congelo tudo...

Sexta feira é dia de hidroginástica, e é dia de jantar mais simples (ou dia de não ter o jantar não planeado...aconteceu esta semana, confesso! só consegui planear 3 refeições).

Como a A. foi para a Manif do Conselho de Estado, logo se amanha, lembrei-me que tenho lasanha já separada em doses individuais congelada, e foi num instante que preparei o jantar do J. Foi só pôr no microondas. Para mim, fiz uma saladinha com alface e pepino, temperada com sal, azeite e vinagre balsâmico e um queijinho fresco (só faltava a Ana Faria!....confessem lá, já tinham saudades das minhas piadas secas).

Agora em relação à segunda parte do título...detesto desperdiçar comida!!!! E como diz a Joana, deve-se congelar tudo...quer dizer, ela não diz assim, mas o princípio é o mesmo. Assim, geralmente vou guardando tudo no congelador. Neste momento tenho banana já cortada, cenoura e abóbora no mesmo saco (para fazer sopa), alheira, entre outras coisas (não me lembro de tudo, como é óbvio), e tenho o congelador cheio.

Como já expliquei aqui quando faço os menus um dos sítios para onde olho é para a lista do congelador, e como referi no mesmo sítio às vezes é complicado.

Assim, uma coisa que me ajuda é, tendo a lista/inventário do congelador (ou do frigorífico) listar as receitas que se podem fazer com cada item. Por exemplo:

- Carne picada: bolonhesa, almôndegas, lasanha
- Banana: gelado, batido
- Alheira: folhado de alheira, fritar
- Talos de espinafre (ou grelos, já não sei bem...): Caldo de legumes

Estão a ver? E depois decido o que vou realmente fazer... ou não...posso fazer um plano e não o seguir, mas o facto de ter um plano permite alterá-lo mais facilmente (dah!!! o que eu quero dizer é que se não tiver um plano não tenho ideias nenhumas, com um plano surgem-me outras ideias...).

Um dia vou conseguir esvaziar o congelador, usando tudo e recomeçar de novo :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Wook

WOOK - www.wook.pt

Book Depository

Free Delivery on all Books at the Book Depository