domingo, 16 de setembro de 2012

Flylady...


Mais um post longo

Bem já disse aqui e aqui que tento seguir o sistema flylady.

Ando há já alguns anos (início de 2005) a tentar seguir o sistema à risca (eu e a minha mania de tentar ser perfeita...). Ultimamente cheguei à conclusão que ninguém é perfeito, muito menos eu, e que o trabalho de casa feito incorrectamente continua a abençoar a casa (também é a FL que o diz).

Neste post quero explicar melhor no que consiste o sistema, depois noutros posts quero explicar como quero e tento fazer :).

Basicamente começa-se por deixar o lava-loiça a brilhar todos os dias, e a destralhar  15 minutos de cada vez, de acordo com a zona da semana, enquanto se cria um hábito por mês. Aos poucos a casa começa a entrar em piloto automático.

Então vamos a uma explicação mais detalhada dos vários elementos que compõem o sistema e que eu uso:

Sink Shining - Lava loiça a brilhar

O princípio é o de que começar o dia com um lava-loiças a brilhar, sem loiça nenhuma lá dentro dá logo um ânimo diferente para começar o dia. E realmente quando acordo e entro na cozinha e tenho tudo arrumadinho, sinto-me tão bem. Esta é daquelas coisas que a minha mãe sempre fez (e as mães têm sempre razão!!!), mas a mim sempre me aborreceu lavar a loiça, e muitas vezes a seguir ao jantar deixava-a no lava loiça e ia acumulando…  Depois comecei a verificar que fazer o jantar corria muito melhor se tivesse a loiça toda lavada, e então, lavava a loiça toda antes do jantar, e pensava "Já lavei muita loiça hoje, não me apetece lavar mais". Assim, só tinha o lava-loiça a brilhar mesmo antes de começar a fazer o jantar, e é sabido que enquanto se faz o jantar suja-se sempre loiça, além dos pratos e talheres e cenas.
Só quando comprámos a casa, e comprámos uma máquina de lavar-loiça (foi a 3ª coisa que comprámos) é que o hábito começou a entrar mais ou menos no eixos…e reparem que eu disse mais ou menos…
Agora só muito raramente acontece, só quando há tanta loiça que não cabe na máquina (e devido à tarifa bi-horária, só se tiver a máquina mesmo cheia ao almoço é que a ponho a lavar durante o dia) é que não a lavo (continua a aborrecer-me lavar a loiça, e como geralmente faço o jantar, achoque mereço o devido descanso). Nesses dias, para não ter o lava-loiça cheio de loiça suja, ponho-a num alguidar ao lado, na bancada. Parece um bocado parvo, mas resulta :).

Baby Steps - Passinhos de bebé

Como diz a FL, a casa não ficou num caos* num dia e não vai sair do caos num dia, por isso…Baby Steps, um passinho de cada vez. Ela aconselha a marcar um temporizador durante 15 minutos e começar a fazer…qualquer coisa

15 minutes - 15 minutos

Pode-se fazer tanta coisa em 15 minutos, mesmo quando achamos que não vale a pena fazer qualquer coisa porque é muito pouco tempo.

Declutter - Destralhar (ou declatar como eu gosto mais…)

No início o objectivo é destralhar 15 minutos por dia, na zona (eu ainda me encontro nesta fase...acho que estou permanentemente nesta fase, e ultimamente graças à Rita ocupada…) da semana. Mais sobre o destralhar noutro post.

Zone of the Week - Zona da semana

A FL dividiu a casa em cinco zonas (Zona 1 - Entrada, Zona 2 - Cozinha, Zona 3 - Casa de banho principal, e outra divisão da casa, Zona 4 - Quarto principal e casa de banho do quarto, Zona 5 - Sala de estar e de jantar). O objectivo é trabalhar uma zona por semana, ou seja, no início destralhar 15 minutos por dia na zona da semana. Quando a casa estiver destralhada faz-se a limpeza detalhada de uma zona por semana.

Weekly Home Blessing Hour - Mimar a casa Semanal (Abençoar parece-me muito forte…não sei)

A WHBH consiste num speed cleaning em que se faz cada tarefa em 10 minutos (ou menos) e como são 7 tarefas demora cerca de uma hora. As tarefas são as seguintes, não necessariamente nesta ordem:

1. Aspirar, varrer ou passar a swiffer
2.Limpar o pó
3.Despejar os caixotes do lixo
4.Lavar os vidros
5.Deitar as revistas e jornais fora
6.Lavar o chão da cozinha e da casa de banho
7.Mudar os lençóis

Detailed Cleaning List - Lista de limpeza detalhada

A limpeza mais detalhada é feita semanalmente na zona da semana. Existem no site as listas que a FL usa para a casa dela, mas, como é óbvio cada um adapta à sua realidade. Geralmente incluem tarefas como sacudir os tapetes, mudar o colchão, limpar por cima dos armários da cozinha, todas aquelas coisas que só nos lembramos de fazer nas limpezas de primavera.

Routines - Rotinas

As rotinas, como já disse aqui, permitem que a casa entre em piloto automático.  Como diz a Thais, não é uma lista de coisas que seja necessário fazer numa ordem específica, mas que quando são feitas diariamente começam a ser feitas automaticamente. No site podem ver as rotinas da FL, e aqui podem ver as minhas. Resumindo, existem vários tipos de rotinas: manhã (ou quando se acorda…para quem trabalha por turnos…e sim, eu sei o que é isso), tarde (ou quando se chega a casa), noite (ou quando nos deitamos), e ainda existem as rotinas para as crianças, que parece-me que são também bastante importantes, em nome serão as mesmas, mas a da tarde será quando chegam a casa da escola.

Perfection - Perfeição

A perfeição não existe, e nós na nossa mente perfeccionista protelamos o fazer porque sabemos que não temos tempo para o fazer de maneira perfeita…

Isto ainda acontece comigo…mas já começo a melhorar. Este blog ainda não existiria se não estivesse a melhorar.

Além destes elementos, sempre presentes, existem outros como o control journal (ou a agenda da casa), onde temos escrito todos os elementos já referidos, e outros elementos que pareçam importantes para o bom funcionamento de qualquer casa, os menus, os 5 minutes room rescue para limpar os clutter buster durante 5 minutos (por exemplo a mesa da sala, onde pousamos tudo quando chegamos a casa, limpá-la em 5 minutos), e destacar um dia para diferentes tarefas (por exemplo, 2ª feira é dia de Weekly Home Blessing Hour, 4ª feira é dia de limpar o frigorífico…por aí fora)

Ainda acerca da perfeição, ainda agora tive que me lembrar que este post não tem de ficar perfeito, pelo que não preciso de fazer uma tese de mestrado acerca do sistema. Ao longo do tempo espero ir postando os meus avanços, os meus "módulos" preferidos e como os faço, além do facto de que todos podem ir ao site para obter mais informação.


*(CHAOS - Can't have anyone over syndrome - Síndroma de não poder ter convidados…isto em português não resulta muito bem)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Wook

WOOK - www.wook.pt

Book Depository

Free Delivery on all Books at the Book Depository