terça-feira, 4 de setembro de 2012

Doce de tomate...

Numa de aproveitar os quinhentos frascos que guardei, e que o J. não percebe para que servem, decidi fazer doce de tomate (o facto de ter montes de tomate não pesou assim tanto na decisão.......). 
Então, usando a receita do livro base da Bimby como ponto de partida fiz um belo de um doce que adoça os meus iogurtes da noite (iogurte natural, com doce de tomate, e sementes de linhaça).

Doce de tomate
(adaptada do Livro base da Bimby)

500g de tomate
2 Paus de canela (eu gosto do sabor da canela)
300g de açúcar (e mais um bocadinho)

Retirar a pele e as sementes do tomate, e escorrer durante uma hora por cima de uma folha de papel de cozinha. É importante escorrer o máximo de água possível. (eu deixei a escorrer durante uma hora, só retirei a pele, esqueci-me das sementes, mas como não os abri, não escorreu água por aí além...ver resultado mais a seguir)
Colocar no copo o tomate escorrido, o pau de canela (neste caso foram dois) e programar 10 min/100ºC/velocidade colher inversa. Colocar o cesto, em vez do copo medida, em cima da tampa.
Adicionar o açúcar, e programar 15 min/100ºC/velocidade colher inversa com o cesto em cima da tampa, em vez do copo.

No fim deste tempo fui ver o doce e estava um bocado líquido (I wonder why!), pelo que programei mais 5 minutos, nas mesmas condições. Há que dizer que não resolveu o problema, mas como o sabor está óptimo, não me preocupo muito :)

Acho que para a próxima vou escorrer mais...ou se calhar não...

Aqui fica uma fotozinha (nota mental: Aprender a tirar fotografias como deve ser!!!!!)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Wook

WOOK - www.wook.pt

Book Depository

Free Delivery on all Books at the Book Depository