segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Dia de alegrar a casa...

Hoje fiz uma alteração na minha rotina semanal (mais sobre isso noutro dia) e em vez de ir às compras, já que depois era difícil estacionar, vim directa para casa e foi dia de Weekly Home Blessing Hour, ou dia de mimar a casa, ou alegrar a casa ou o que lhe quiserem chamar.

Como já disse aqui a WHBH consiste num speed cleaning em que se faz cada tarefa em 10 minutos (ou menos) e como são 7 tarefas demora cerca de uma hora. As tarefas são as seguintes, não necessariamente nesta ordem:
1. Aspirar, varrer ou passar a swiffer
2.Limpar o pó
3.Despejar os caixotes do lixo
4.Lavar os vidros
5.Deitar as revistas e jornais fora
6.Lavar o chão da cozinha e da casa de banho
7.Mudar os lençóis
Eu com a minha mania de não seguir tudo à risca acho por bem fazer o seguinte, geralmente nesta ordem:

1 - Aspirar, varrer ou "swiffar"
Uma semana aspiro tudo (excepto a varanda), outra semana varro a varanda e passo a swiffer no resto da casa. 
A explicação é simples: Se é para tirar o aspirador então é para ir tudo a eito. Mas como não aspiro a varanda, se já tive o trabalho de montar o aspirador já não me apetece ir buscar a vassoura...Assim, se vou buscar a vassoura e varro a varanda, depois é só por um panihno na swiffer e aí vou eu... Ir alternando não faz mal a ninguém!

2 - Mudar os lençóis

E as toalhas das casas de banho e a toalha da mesa, que vai para lavar e todos os panos da cozinha...Só não mudo a cama da A.

3 - Lavar os vidros

Descobri, quer dizer, a minha amiga J. falou-me de um pano maravilha de uma marca de tupperwares (perceberam?) que limpa vidros. Basta molhar três vezes, espremer bem e lavar...No início do mês quando fui às compras lá estava a banca da Tupperware e fui falar com a senhora. O pano custa 10€, mas vale a pena. Só da primeira vez que o usei é que não correu tão bem, porque tinha as janelas cheias de pó, mas como agora tenho lavado quase todas as semanas, os vidros ficam o máximo :)
Portanto cumpri já um dos meus objectivos de me tornar uma dona de casa mais verde...limpa-vidros nunca mais compro!

4 - Despejar os caixotes do lixo

Faço um périplo pela casa (escritório, casas de banho, e cozinha) e vejo que lixos estão cheios. Neste momento tenho um saco de papel no escritório onde vou deitando a papelada que está em constante destralhamento, os dois caixotes das casas de banho (nestes ponho sempre uma série de sacos no fundo e tenho sempre um saco para substituir, sem ter de andar para trás e para a frente a ir buscar sacos), e na cozinha tenho o caixote grande, o saco que costuma estar na bancada enquanto se cozinha (quando fica cheio vai para o caixote grande, e depois tenho os sacos da reciclagem. Os que estiverem cheios, coloco à porta de casa, e quem sair primeiro despeja o lixo.

5 - Limpar o pó

A Flylady usa um espanador. Eu também tenho um, e geralmente depende do meu estado de espírito, umas vezes uso o espanador para dar uma limpeza geral, outras vezes uso os panos do pó, que neste momento são algo sui generis. Comecei a aproveitar as meias velhas (com buracos) para limpar o pó. É só enfiar a mão e ir passando...fácil e rápido.

6 - Lavar o chão

Este passo tal como o primeiro é feito alternadamente, uma semana lavo o chão da cozinha e das casas de banho, na outra semana lavo o chão do resto da casa. Também tem uma explicação bastante simples. Os chãos são diferentes (madeira e azulejo), portanto tenho de usar produtos diferentes, e como não tenho dois blades para começar numa ponta da casa e acabar na outra, para lavar primeiro o de madeira (ou de azulejo) e depois ir trocar a água e o detergente, acabo por andar a patinhar o que já está lavado, por isso optei por esta medida. Claro que em semana em que a zona é a casa de banho ou a cozinha, lavo o chão de madeira, porque o outro irá ser lavado na limpeza detalhada.

7 - Descanso :)

E dizem vocês: Mas falta uma...Falta sim senhor, a das revistas, mas como eu não compro revistas semanais, e as mensais que compro é para aproveitar tudo, as revistas não são tralha. (Dificilmente não aproveito a revista da Bimby toda...)

E pronto, ao fim de uma horinha tenho a casinha limpinha :) e ainda fico com tempo para trabalhar na zona da semana (hoje foi o roupeiro) e descansar.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Wook

WOOK - www.wook.pt

Book Depository

Free Delivery on all Books at the Book Depository