quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Declatar...

Já vos falei aqui que estou ainda (e sempre) na fase de declatar (destralhar, neologismo sys pmaionésico* inspirado em declutter).

Houve uma altura que, confesso, não levava a coisa muito a sério, e as minhas sessões de declatagem eram mais uma arrumaçãozinha, em que arranjava umas caixas de uma marca de cosméticos de venda directa, forrava-as com papel autocolante verde, com sapos (sim, eu gosto bastante de sapos), :) e guardava as coisas.

Ainda agora ando numa de fazer as coisas mais superficialmente, eliminando apenas as coisas que realmente tenho a certeza que já não quero, não preciso e não gosto, mas um dia vou conseguir desprender-me das coisas :)

Então, para declatarem o que é que precisam? Lembrem-se que eu também ainda irei usufruir destas dicas, e à medida que for conseguindo, irei postando os avanços :) Portanto estejam à vontade para partilharem as vossas ideias :)

Então, a Flylady diz que é assim que se faz:

São necessárias 3 caixas, sacos ou "whatever" denominados "Dar", "Jogar fora", "Arrumar" (outra hipótese é criar pilhas ou montinhos (é o que eu costumo fazer, e depois aborrece-me arrumar...acho que a próxima vez, vou mesmo pegar na caixa de coisas para dar/levar para Tomar, num saco do lixo e no tabuleiro para roupa passada - este último para colocar as coisas para levar para outras divisões - , para ver se sou mais eficaz).

Também é necessário um temporizador, determinar durante quanto tempo se irá fazer isto (15 minutos deverá ser o ideal, mas não mais de uma hora), começar numa ponta da divisão e fazer a eito (eu geralmente separo por gavetas, armários, etc, do género: um dia a gaveta dos talheres, no outro o armário dos tupperwares, no outro seguinte uma prateleira do escritório ou uma gaveta do quarto), e ir fazendo um bocadinho em cada dia (cerca de meia hora).

Pegar em cada item e perguntar o seguinte, para decidir se fica ou vai:

1- Gosto disto?
2- Usei-o durante o último ano?
3- É realmente lixo?
4- Tenho outro item do mesmo género que seja melhor?
5- Preciso de manter 2?
6- Tem valor sentimental, que me faça gostar disto?
7- Ou sinto-me culpada e triste quando o vejo?

Se respondermos sim às perguntas 1,2,5,6 e não às restantes então fica, senão, vai. É simples.

O complicado é responder às perguntas. Realmente a culpa é complicada: culpa por termos gasto dinheiro numa coisa que não usamos, culpa porque não gostamos de uma coisa que nos deram...

Quando em dúvida podemos optar por uma solução intermédia entre o eliminar e o manter... guardar numa caixa, fechada, na despensa, e marcar a data. Ao fim de um ano, se a caixa estiver fechada é porque realmente não precisávamos do que lá estava dentro...podemos doar a caixa...(atenção que eu ainda não fiz isto, mas é uma ideia).

Como já disse, este post é também para mim. Logo vos conto mais.

*sys pmaionésico - foi a sys (sister) da pmaionese (eu) que "inventou" a palavra

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Wook

WOOK - www.wook.pt

Book Depository

Free Delivery on all Books at the Book Depository