quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Bulas dos medicamentos...

Já repararam que quando um médico passa uma receita para um medicamento (ou vários) não costuma perguntar grande coisa (do género se é alérgico à penincilina, se está grávida, se tem outras alergias, se está a usar tacrolimus monohidratado, ou outro medicamento qualquer).

No outro dia receitaram-me um medicamento que na farmácia tiveram receio de mo dar assim, sem mais nem menos. Acabei por não levar, e tive que ir ao centro de saúde. A médica não perguntou nada e receitou-mo.

Fui à farmácia, comprei o medicamento e fui ler a bula. Eu acho piada é que, além das contra-indicações todas,  interacções com outros medicamentos, e efeitos secundários, diz sempre: "Informe o seu médico se..."

A questão que se coloca é a seguinte:

Nós só lemos a bula, e portanto as advertências, depois de termos ido ao médico, e depois de comprarmos o medicamento. Parece-me óbvio que:
1º - neste país ninguém vai voltar ao centro de saúde, ou ao consultório pagar uma consulta só para informar o médico que toma x medicamento, que reage negativamente com o receitado
2º - a farmácia não aceita o medicamento de volta e não devolve o dinheiro

Portanto...acho que terei que arranjar um médico a quem possa perguntar estas coisas mais informalmente...lembrei-me...já tenho...mas nunca me lembro de perguntar estas coisas....

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Wook

WOOK - www.wook.pt

Book Depository

Free Delivery on all Books at the Book Depository