quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Quiche de cenas...

Uma das coisas que costumo fazer muitas vezes em casa é quiche ... do que tiver à mão. Ainda antes de ter bimby arriscava-me a fazer a massa (quer dizer arrisquei-me uma vez, a massa ficou boa, mas não chegava para cobrir a forma...é que não tinha balança e foi tudo um bocado a olhómetro, para variar). Desde que comprei a bimby é raríssimo comprar a massa fresca, faço quase sempre.

Ontem, como já disse aqui, a famelga lateral (na árvore genealógica a minha irmã está ao meu lado, portanto...) veio cá jantar e lembrei-me (quer dizer, o J. é que se lembrou) de fazer quiche. Comecei a ver o que tinha em casa, para aproveitar e saiu uma quiche de frango, bacon e espinafres, que estava óptima.

Como uma das minhas formas de tarte está em casa da M. por causa do almocinho de que falei aqui, lembrei-me de usar a forma de queques (daquelas que têm 12 buracos) para fazer mini-quiches.

Assim fiz a massa (200g de farinha, 90g de margarina, 40g de água, uma pitada de sal, e uma colher de sobremesa de açúcar, velocidade 6, 15 segundos - quem tem bimby pode ver a receita de quiche rápida no livro base), estendi e pus nas formas.

Depois fiz um refogado com cebola e azeite. Juntei umas tiras de bacon, frango desfiado que tinha congelado, e folhas de espinafre, e deixei cozinhar um bocado.

Entretanto bati 6 ovos com um pacote de natas e um pouquinho de leite, e juntei meia embalagem de queijo mozzarela ralado.

Juntei a mistura de frango aos ovos batidos, e depois deitei por cima da massa, e levei ao forno a 180ºC (mais ou menos) durante cerca de meia hora.

A base da quiche é a massa (que segura o resto que lá colocarmos...pronto, começou a parvoíce...) e os ovos com o leite ou com as natas, depois podem juntar o que quiserem. Eu gosto de fazer um refogado porque fica tudo mais saboroso, e gosto sempre de juntar queijo ralado, porque acho que fica ainda mais guloso. Mas podem pôr o que quiserem... Exemplos: frango, atum, camarão, delícias do mar, alho francês, espinafres, milho, ervilhas, cogumelos, cenoura ralada, e tudo, e tudo e tudo, mas na minha opionião, quanto mais simples melhor (2 ou 3 ingredientes diferentes acho que resulta muito bem).

Esqueci-me de tirar fotos...mas quando voltar a fazer logo ponho aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Wook

WOOK - www.wook.pt

Book Depository

Free Delivery on all Books at the Book Depository