segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Aventuras no Centro de Saúde...

Hoje fui ao centro de saúde...com uma dor abaixo da orelha, mas sem ser no maxilar, e com uma dor no pulso. Segundo a médica não tenho nada no maxilar, nem me dói nada...pode ser o dente do siso (que já nasceu) ou o brinco (que bate 3 cm acima da zona onde me dói). Claro que se a dor fica maior quando como, porque salivo, parece-me óbvio que é do siso, ou do brinco...Mas vim para casa com receita para brufen.
Enquanto a consulta durava só me dava vontade de rir, porque ainda não temos médico de família e com a nossa sorte vai ser esta.
Relembro, e para quem não sabe, informo, que esta é a mesma médica que por não haver hidrocortisona injectável no centro de saúde me mandou para casa com alergia dizendo: "Vai à farmácia, compra um creme hidratante para aliviar a comichão,e se não passar hoje, passa amanhã!" Não receitou nem corticosteróides tópicos, nem anti-histamínicos, nem nada...A "sorte" é que já estou um bocado calejada e já sei como é que a coisa funciona.
Em bem tento, mas não consigo ter uma boa ideia dos centros de saúde.
Em Faro, também com uma alergia (e o olho todo inchado), na recepção perguntaram-me porque é que lá ia (dedo mindinho do pé, apeteceu-me dizer), e quando fui atendida, cheia de borbulhagem de alergia na cara a médica achou por bem perguntar: "Então e essas borbulhas? É acne?" No Hospital o primeiro médico que me atende: "Ah, não se preocupe que isso é herpes!"
...
Fora ainda a vez que na recepção do SAP de Faro decorreu esta troca de palavras:
Eu: Bom dia, gostava de ser atendida por um médico, que não me estou a sentir bem.
Sra da recepção: Muito bem, cartão de utente.
Dei o meu cartão de utente...
Sra da recepção: Ah, mas este cartão é de Santarém!!!
Eu: Sim, estou cá a estudar!
Sra da recepção: Então, assim tem que ir à consulta jovem!!!!!
(Consulta jovem - consultas providenciadas pelo centro de saúde para estudantes deslocados de fora da Região, na altura eram às terças e quintas à tarde, e quando se marcava uma consulta era para dali a 2 meses, com sorte!!!)
Eu: Pois, mas hoje não há!!!! (Será que é difícil perceber que eu estou doente hoje, e não daqui a 2 meses?)
Sra da recepção: Então espere um bocado...vou ver...
(Vai ver o quê, meu????? Eu tenho direito a ser atendida porque estou doente, este é o Serviço de Atendimento Permanente, para as pessoas que estão doentes....)
...
Sra da recepção: Pode esperar que já vai ser atendida
(Claro, parece-me óbvio!!!!)
Quando me chamaram, fui atendida por um médico espanhol...não percebi metade do que disse, mas ouvi qualquer coisa que me pareceu: "...as mulheres e o álcool..." Cá fora confirmei com o João que ouviu a mesma coisa.
Portanto...espero ter que ir o menos possível de vezes ao Centro de Saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Wook

WOOK - www.wook.pt

Book Depository

Free Delivery on all Books at the Book Depository