sábado, 2 de junho de 2012

Iogurte natural...

Depois de ter iniciado a minha dieta achei que não deveria gastar dinheiro em iogurtes, por isso pus mãos à obra (que é como quem diz, fiz uma pesquisa no google) e descobri um site australiano sobre a Thermomix (Caso não saibam, a Bimby só se chama Bimby em Portugal e na Itália, nos outros países todos chama-se Thermomix, cá já havia algo com o mesmo nome e não pode ser registado, por isso é que ficou Bimby).

Nesse site descobri também que nos outros países existe um acessório para a Bimby que é o thermoserver, para já não está à venda em Portugal, mas parece-me que iria ter grande sucesso. Não sei se o nome será muito explícito, mas é um termo para manter a comida quente. serve por exemplo para fazer duas doses de comida na Bimby sem que a primeira a ser feita arrefeça. 

Na receita referida é usado para fermentar o iogurte...

Bem, andei à procura do link para a receita do iogurte, mas não consigo descobrir, mas poderão dar uma vista de olhos aqui.

Então aqui vai a receita do iogurte (adaptada de www.superkitchenmachine.com):

2 L de leite (usei 1L menos o volume de iogurte que adicionei)
1/2 - 1 chávena de iogurte natural (eu usei um dos frascos que já tinha feito)
(Portanto abri um pacote de leite, deitei um bocado  num dos frascos de iogurte vazios, e usei o restante)

Deitar o leite no copo e programar 20 min/80ºC/vel 2-3. 
Arrefecer o leite até aos 37ºC (colocar o copo no frigorífico, ao fim de 30 minutos colocar o copo na base, ligar a Bimby e verificar a temperatura - as luzes das temperaturas acendem porque o leite está quente - e depois ir verificando de 10 em 10 minutos - eu como sou um bocado tótó deixei o copo a arrefecer ao natural, por isso demorou algum tempo)
Quando estiver a 37ºC deitar o iogurte, e misturar devagar (3-4 seg/vel 1-2).
Programar 15 min/37ºC/vel 2.
Colocar numa tigela grande, durante 5 horas, ou durante a noite, num sítio morno.

Na receita dizia para colocar no tal thermoserver, tapar, e colocar no forno, apenas com a luz acesa, durante as 5 horas. Como não tenho thermoserver, e costumo ter contas grandes de luz para pagar, coloquei o iogurte num tupperware espera-maridos (basicamente são dois tupperware que se encaixam um no outro, mas entre eles dá para colocar água quente - ou fria - e mantém a comida quente). Depois embrulhei muito bem dentro de três sacos dos congelados do continente. 

Resultado: Ficou mais sólido do que a receita do livro base, e já não tem o sabor estranho do leite em pó. A receita terá de ir para o meu caderninho das receitas testadas e aprovadas :)

7 comentários:

  1. Estás uma verdadeira dona de casa! :)

    ResponderEliminar
  2. estás a ficar um Profissional da Bimby ou Thermomix, muito bem :-)

    ResponderEliminar
  3. E realmente ... estás muito prendada :-)

    ResponderEliminar
  4. espero que tenhas os resultados que procuras linda ;)
    **

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá mari, bem vinda ao meu cantinho :) O iogurte feito desta maneira sabe a iogurte natural...um bocado ácido. seguindo a receita do livro base da bimby, e penso que seja do leite em pó que comprei, fica com um sabor diferente. Como não encontro leite em pó nido no continente...fui à procura de outra receita. Mas fica bom :)

      Eliminar
  5. Hello eu levo o Nido e tu fazes os iogurtes, boa? :-D

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Wook

WOOK - www.wook.pt

Book Depository

Free Delivery on all Books at the Book Depository