segunda-feira, 21 de maio de 2012

Reciclagem de sacos de plástico...

Não sei quanto a vocês, mas eu tenho uma colecção de sacos de plástico em casa (o J. acha que temos demasiados, e de alguma maneira tenho de concordar com ele :) ... sim, apesar de torcida, dou o braço a torcer de vez em quando. Tento reciclá-los de algumas maneiras, e é bom verificar que das 18 maneiras descritas neste artigo do Care2.com já conheço algumas.

 fonte (http://www.care2.com/greenliving/18-ways-to-reuse-plastic-bags.html?page=1)

1. Roupa suja - colocar um saco de plástico na mala de viagem para colocar a roupa suja. (sim...já faço isso)
2. Fazer "plio" (esta é uma tradução muito má...lol...no original é "plarn" - mistura de plastic com yarn - fio) - Cortar os sacos e fazer novelos de fio de plástico para fazer crochet e tricot (uma das ideias é fazer um saco feito de sacos...:)) (esta nunca fiz, mas um dia aventuro-me)
3. Fundir - Derreter os sacos com o ferro e transformar os sacos em tecidos duráveis...(também nunca experimentei...mas a experimentar será quando comprar um ferro de caldeira e aí já poderei estragar o actual...hmmm isto está a dar-me uma ideia...se o ferro actual se estragar....)
4. Limpar a caixa da areia do gato - ou melhor colocar a areia suja num saco de plástico já usado. (Esta nunca fiz porque não tenho gato...)
5. Porta-luvas - No caso de alguém que "frequente" o nosso carro seja susceptível a ficar mal disposto, é bom guardar um saco (ou mais) no porta luvas, caso não seja possível encostar a tempo. (De momento não temos, mas quando eu era miúda a minha mãe levava sempre uns quantos sacos de plástico para mim, já que eu enjoava, mas só enjoava se fôssemos para norte, se fôssemos para sul já não enjoava...era um bocado estranho...)
6. Concertos - Concertos em pavilhões, e estádios e Festivais significam muito lixo, e parece que os caixotes estão sempre cheios. Em vez de empilharmos os nossos copos vazios por cima de um caixote a abarrotar podemos levar um saco de plástico e ficamos um caixote do lixo só nosso...(A ideia faz sentido, mas não me parece que, em pleno concerto dos Pearl Jam :) me apeteça andar com um saco de plástico cheio de lixo aos saltos ao meu lado...)
7. Cocó de cão - Também me parece óbvio que se levamos o cão a passear devemos levar uns quantos sacos de lixo para apanhar o cocó, e em vez de se levarem sacos novos podemos reutilizar sacos. (Esta não faço, mais uma vez porque não tenho cão, mas conheço quem faça)
8. Usá-los de novo. Esta parece óbvia, e segundo o site "pode não ser tão «fashion»" como retirar um saco de pano ou mais grosso, mas existindo uma série de sacos perdidos em casa, podemos muito bem levá-los de novo quando fazemos compras. (Vou confessar uma coisa...esta não faço. Há uns tempos comprámos até um conjunto de sacos daqueles mais grossos e maiores para termos mesmo dentro do carro e levar quando vamos às compras, mas o que é certo é que nos esquecemos sempre deles no carro, e acabam por não ser utilizados.)
9. Forrar um tabuleiro de tinta. Nunca tinha ouvido falar de plásticos para forrar tabuleiros de tinta...coloca-se a tinta no tabuleiro e pronto....(Como já perceberam...não faço esta)
10. Proteger objectos valiosos - Seja em mudanças, seja a guardar em caixas no sotão, pode-se usar sacos de plástico para embrulhar objectos que se possam partir, para os proteger. (Também nunca fiz)
11. Proteger pincéis - Enquanto se pinta, e quando se quer fazer uma pausazinha (para um kit-kat) o melhor é embrulhar os pincéis num saco de plástico, para que não sequem e fiquem rijos. Depois de embrulhados, colocá-los no frigorífico. (Também já tinha ouvido falar, mas nunca usei a táctica...deixava um bocadinho dentro de água...n sei se faz muito bem ao pincel, mas pronto...)
12.Forrar caixotes de lixo pequenos - Reutilizar os sacos de plástico para forrar caixotes do lixo pequenos, em vez de comprar sacos novos. (Esta é a principal utilidade, para mim, dos sacos de plástico existentes cá em casa...a grande maioria é utilizada como saco do lixo: geralmente tenho 3 sacos enrolados por baixo do saco a uso nos caixotes das casas de banho - poupa tempo na altura de mudar o saco :) - e uso um saco em cima da bancada da cozinha enquanto cozinho, para deitar as cascas de cebola, etc...no fim é só fechar o saco, se já estiver cheio, senão, fecha-se só um bocadinho para evitar mosquitagem à volta :))
13. Poupar energia - em vez de areia podem-se usar sacos de plástico para "encher chouriços"...gostaram da expressão????... Agora a sério, podem-se usar sacos de plástico para encher aqueles (eu chamo-lhes) chouriços para colocar nas portas e janelas para evitar que o frio entre por baixo. (Quando me aventurar no mundo da costura terei de me lembrar desta ideia, já que a praia aqui está longe).
14. Doá-los - No artigo original diz que bibliotecas e bancos alimentares geralmente precisam de sacos. Aqui em Portugal, as bibliotecas, pelo menos as que eu conheço (e já conheço umas quantas), não costumam usar sacos. Se calhar o banco alimentar contra a fome precisará,não sei. É uma questão de perguntar.
15. Proteger as plantas do gelo - Embrulhá-las num saco de plástico durante a noite protege as plantinhas do gelo. Aqui não temos gelo, no sentido de nevar, mas se calhar plantas mais sensíveis poderão beneficiar desta dica.
16. Na mala de viagem - Enquanto se faz a mala para uma viagem, colocar os sapatos dentro de um saco de plástico de modo a que sujem a roupa. (Esta também me parece bastante óbvia...e como já perceberam, não é novidade para mim)
17. Envio de encomendas - Se o objecto for frágil, pode-se embrulhar em vários sacos de plástico em vez de plástico das bolhinhas (Claro que eu, a a grande maioria das pessoas, acho o máximo a receber algo embrulhado em plástico de bolhinhas, para as rebentar a todas :), acho que toda a gente parece uma criança com um bocado de plástico desse nas mãos)
18. Jardinagem - Amarrar um par de sacos de plástico à volta dos joelhos para acolchoar um bocado. (Como não faço jardinagem não uso esta, mas também se poderá aplicar quando for "louca" o suficiente para lavar o chão da cozinha de joelhos)
Na hipótese de não se reutilizar os sacos, ou ao fim de algumas reutilizações também se pode colocar na reciclagem...no amarelo...para plástico...

Que mais ideias têm para reutilizar sacos de plástico?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Wook

WOOK - www.wook.pt

Book Depository

Free Delivery on all Books at the Book Depository