domingo, 13 de maio de 2012

Bolachas...

Bolachinhas, bolachinhas...(dito com a voz do Monstro das bolachas) :) Sempre gostei do monstro das bolachas da Rua Sésamo.
E sempre gostei de bolachas, de as comer...embora tente não me perder nessa secção, senão é o caos e lá se vai a dieta (que não ando a fazer).
As primeiras bolachas que fiz foi a minha cunhada (ok, este termo é bastante estranho) que me deu a receita, e fiz umas bolachas de limão (com sabor a morango :))

Diz que a receita é assim:

1/2 chávena de manteiga
85g de queijo de barrar
1/3 chávena de açúcar
1 gema
1 c. de chá de extracto de limão (se alguém souber onde se encontra...é que eu ainda não vi à venda...daí o sabor a morango...só encontrei aroma de morango, pelo que efectuei a respectiva substituição)
1 1/2 chávena de farinha
1/2 c. chá sal

Juntar a manteiga, o queijo e o açúcar. Depois juntar a gema e o extracto de x (onde x é o que quer que tenham encontrado). Juntar o sal à farinha e juntar gradualmente ao resto da mistura, mexendo sempre.

Vai ao forno a 200ºC durante 8 a 10 minutos.

Considerações acerca desta receita:

- A 1ª vez que fiz - já disse que usei aroma de morango, porque não encontrei extracto de limão - ficou um bocado estranha de moldar, ie, cola-se bastante às mãos, o que favorece os gulosos como eu :D, 
- Da 2ª vez que fiz achei por bem inventar as medidas e fiz um bocado a "olhómetro" e decidi cortar na farinha (usei só uma chávena, porque já custava a mexer...) e como sou gulosa aumentei a quantidade de açúcar.
- Entretanto já comecei a fazer a massa na bimby (1º passo - 3 seg/vel 6; 2º passo - 7 seg/vel 4,5; 3º passo -15 seg/vel 6, claro que é um bocado feito a olhómetro e foi feito para metade da receita, portanto para a receita total os tempos deverão ser aumentados um bocado, quando fizer a receita toda coloco aqui).

Entretanto já fiz vários tipos de bolachas:

Biscoitos da Olinda
(fonte: Livro base da Bimby)

250g de farinha
100g de açúcar
100g de manteiga
1 ovo
1c. chá fermento em pó para bolos (passando a publicidade fermento Royal)

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Colocar no copo todos os ingredientes e programar 15 seg/vel 6.
Fazer bolas pequenas, mergulhar a parte de cima em eçúcar e com a ajuda de um garfo esmagar as bolas que ficarão com um aspecto achatado e ondulado. Levar ao forno cerca de 20 minutos

Notas: Quem não tem bimby...mistura tudo e mexe muito bem...

Bolachas de chocolate 
(fonte: Livro base da Bimby)

100g chocolate para culinária
250g de farinha
 100g de açúcar
100g de manteiga
1 ovo
1c. chá fermento em pó para bolos

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Colocar o chocolate no copo aos pedaços, dar 3 toques de Turbo, e pulverizar 10 seg/vel 9. Adicionar os restantes ingredientes e programar 25 seg/vel 6. Estender a massa numa superfície polvilhada de farinha e com o copo de medida ou cortadores/formas para bolachas cortar bolachas (esta parte é quase redundante...se queremos fazer bolachas, convêm, depois de estender a massa, fazer as bolachas...digo eu...). Levar ao forno 20 minutos num tabuleiro untado e polvilhado.

Notas: Mais uma vez quem não tem bimby deverá ralar o chocolate na picadora 1,2,3 ou usar chocolate em pó, e depois misturar tudo. Eu devo dizer que não unto nem polvilho nada (claro que depois as bolachas pegam...), mas ultimamente para não sujar o tabuleiro do forno, corto papel vegetal à medida do tabuleiro e depois ponho as bolachas directamente em cima do papel...e corre bem.

Bolachas de limão e gengibre
(fonte: Clavel's cook)

500g de farinha
200g de açúcar
200g de manteiga
2 ovos
Raspa de dois limões
5g de gengibre fresco

Colocar no copo o açúcar, a casca dos limões e o gengibre. Triturar durante 20 segundos, seguindo as velocidades 5-7-9.
Juntar a manteiga e programar 5 segundos, velocidade 4.
Deitar um ovo e metade da farinha (250 g) 10 segundos, velocidade 6. Ajudar com a espátula. Após acabar, juntar o outro ovo e a restante farinha (250 g) e programar mais 30 segundos, velocidade 6. Deve ajudar com a espátula, para não forçar a bimby.
Fazer os biscoitos e colocá-los num tabuleiro untado ou forrado com papel vegetal, e levar ao forno, pré aquecido a 180º.

As últimas fiz com várias formas que comprei no IKEA.

Aproveito para informar que se aceitam encomendas :)

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Wook

WOOK - www.wook.pt

Book Depository

Free Delivery on all Books at the Book Depository